São José e Maria, Custódias Vivas de Jesus!!!

São José e Maria, Custódias Vivas de Jesus!!!
São José e Maria, duas Custódias Vivas de Jesus!!!

“José mereceu o nome de “Justo”, porque possuía de modo perfeito todas as virtudes”. São Jerônimo.

A Festa de São José, padroeiro dos trabalhadores, foi instituída em 1955 pelo Papa Pio XII.   Portanto, neste 1º de maio, celebramos a memória de São José Operário, mas também iniciamos o mês tradicionalmente dedicado à Maria, nossa Rainha e Mãe. 

São José, Custódia Viva da Custódias Viva!

São José é o pai adotivo de Jesus. A ele coube dar o nome a Jesus, ordem trazida por um anjo que lhe disse: “Ela dará luz a um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados. Tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que o Senhor falou pelo profeta” (Mt 1, 21-22).   Assim, confiando e obedecendo a Deus, São José e sua esposa Maria foram as duas Custódias Vivas do menino Jesus, e  formaram com Ele a Sagrada Família.

Não ouvimos palavra de José nas Escrituras, seu nome é citado uma ou duas vezes apenas, mas em seu silêncio sabemos que seu trabalho foi digno, e que ajudou a Deus no seu plano de amor, cuidando e protegendo o Menino e sua Mãe. Foi Custódia Viva da Custódia Viva!!! Talvez por isto, quando venerado no  século IX, foi-lhe concedido o título “Nutritor Domini”, que significa “Guardião do Senhor”.

O que São José nos ensinou?

Aprendemos com o “Carpinteiro de Nazaré” a  trabalhar com dignidade, sem medo do compromisso, da obediência a Deus, do sacrifício anônimo, ou mesmo do futuro, ao atravessarmos os caminhos da vida; se estivermos “guardando” Jesus.

São José e Maria foram as primeiras e mais dignas custódias de Jesus: deram à luz, criaram, acompanharam, protegeram e educaram o Filho de Deus feito Homem; e ambos guardaram estas coisas,  meditando-as no seu coração. Neste mês que se inicia, vamos meditar as suas vidas, no silêncio de nossos corações, e  render graças e louvores ao Pai por sermos seus filhos adotivos em Cristo!!!   No mês de maio, sempre oferecemos algo especial à Mãe: seja a beleza da oração do Terço, algum sacrifício, um jejum, uma flor….e ao final, sempre uma coroa!!!!

Que neste dia peçamos, a São José e a nossa querida Mãe, que nos ensinem e a ser fiéis Custódias Vivas do amor de Jesus!!

Oferte aqui sua flor espiritual para a Mãe de Jesus, e ajude a formar um ramalhete de Capital de Graças neste mês de maio.

 

 

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *