Coroas de Amor a Mãe de Deus

Coroas de Amor a Mãe de Deus
Santuário Lares e sua coroação, sempre fonte de vida e esperança!
Como tudo começou…

O primeiro santuário lar em nossa cidade de Araraquara, foi instituído na casa do Movimento de Schoenstatt em 08 de março de 1987, nesse dia houve a entronização do quadro da Mãe, do Pai Fundador e da cruz. Todo movimento de Schoenstatt realizou contribuições ao Capital de Graças, uma vez que este primeiro santuário lar estava localizado na sala de reuniões da casa.

Após sete anos, no dia 19/02/1994 o santuário lar foi consagrado como “Reino da Vitoriosidade, esse título foi escolhido pela mensagem do Pe. José Kentenich no Hino de Minha Terra, na qual o fundador do movimento, descrevia como gostaria que Schoenstatt fosse: uma terra sagrada, reino de pureza, de alegria, de amor e de vitoriosidade.

No entanto, foi somente no ano de 1998 que de fato a Mãe foi coroada e lá estava novamente toda família de Schoenstatt reunida e realizando contribuições ao Capital de Graças. A preparação iniciou-se em maio de 1998, quando a coroa peregrinou por lugares sagrados de Schoenstatt e Roma. O dia escolhido para esse solene momento foi 10/12/98, onde em uma escola da cidade, aproximadamente 120 pessoas se reuniram para coroar a Mãe como Rainha da Vitoriosidade. Um trecho desta oração:

“Aceita, Mãe, a coroa, reina, vence e triunfa como a Rainha da Vitoriosidade em nossos corações, em nossas famílias, na Família de Schoenstatt, nas construções de nosso Centro de Schoenstatt em Araraquara e em toda nossa diocese. Aceita a coroa como prova de nosso amor e confiança em teu poder. Reina em nossa Casa do Movimento e em nossos Santuários-Lares para que possamos resgatar em nós mesmos e em todos os membros de nossas famílias o verdadeiro sentido de viver a vontade do Pai, como filhos muito amados”.  Trecho da oração de coroação do Primeiro Santuário Lar de Araraquara (10/12/98)

Com esse breve contexto histórico, podemos compreender que nós filhos da Morada da Alegria Vitoriosa, temos um grande ideal, o da vitoriosidade, não devemos nos deixar abater pelo medo, mas sim pela certeza que a Mãe e Deus Pai, sempre vencerão as batalhas de nossa família, de nossa cidade e no atual contexto, da pandemia que assola o mundo.

Os lares que formaram um grande lar

Ao final de 2016, a família de Schoenstatt queria entregar a Mãe de Deus algo especial, a qual a Mãe pudesse abrigar seus filhos, peregrinos e todos aqueles que recorressem aos seus cuidados. E assim se fez.

A conquista do lar Jardim de Maria remete a anos distantes, a esforços inimagináveis para a edificação do espaço. Muitos contribuíram, de forma física e espiritual, cada um contribuindo com aquilo que pudessem entregar.

E a dedicação gerou frutos: diversas salas e ambientes foram disponibilizados para que a família de Schoenstatt e peregrinos pudessem desenvolver seus estudos, temas e formações; baseado no Hino da Minha Terra, oração escrita pelo Pai e Fundador no Campo de Concentração de Dachau (Sim, eu conheço esta terra maravilhosa…) cada sala foi conquistada meditando cada parágrafo e o refrão era a resposta de toda a família de Schoenstatt. A sensação era de que, cada conquista feita por um ramo era chancelada por toda a família de Schoenstatt, uma aplicação concreta da “terra maravilhosa” de reinos de amor; pureza; liberdade e alegria no sofrimento; alegria e paz; verdade e justiça e coragem para lutar; e certeza da vitória, levando ao entendimento de que tudo ali era de todos e da Mãe de Deus.

E sala por sala foi ganhando forma, conquistando cada qual a permanência da Mãe e Rainha nas salas. As simples paredes brancas ganham tons, nuances e, a melhor parte, a presença da Mãe de Deus, da cruz de Cristo e a imagem do Pai e Fundador. Cada uma teve a sua particularidade, mas todas se assemelhavam na entrega do amor para a conquista de cada Santuário Lar.

Tão belo aos olhos presenciar aquele momento divino: A Mãe de Deus toma posse daquele espaço, transformando-o em um Lar – que diversas mãos se prepararam para isso. E em sua totalidade, passando por todos os Santuários lares era possível contemplar a oração do Hino da Minha Terra. Alegria sem fim ter a Mãe em um espaço preparada e consagrado a Ela.

Assim, o Jardim de Maria ganhou belíssimas rosas, regadas de Capitais de Graças para que a Mãe de Deus possa florescer em cada coração que ali esteja presente. Que cada individuo que por ali passe, possa frutificar o coração, alimentar a alma e renovar o espírito em um Jardim de Alegrias Vitoriosas e semeado de amor de toda a família de Schoenstatt.

E como parte de cada coração de cada ramo, a família oferece essa coroa a Mãe de Deus, para cada coração, uma pedra preciosa que adorna a coroa da Mãe, entregando a Ela cada pessoa, individualmente, como a pedra mais preciosa que juntas formam a mais bela coroa que nem rei e nem rainha neste mundo seria suficientemente digno de conduzi-la mas que simples e indigna, contempla a majestade de Maria, assunta ao céu e reconhecida pelo nosso Senhor Jesus Cristo como a Rainha de Schoenstatt.

 

De nossos lares forma a grande coroa da Mãe de Deus

Ação maior não há! “Levem a imagem da Mãe de Deus e deem-lhe um lugar de honra em seus lares” : Estes se transformaram em pequenos santuários, coroados, venerados presenciaram cada conquista e cada entrega para o brilho da coroa. A terra santa de cada lar floresceu cada vez mais o amor pela Mãe de Deus. A partir destes santuários lares, a família de Schoenstatt retribui a entrega e o amor que emanou de seus pequenos locais de graças através da coroa. Cada Santuário Lar, cada “cantinho de oração” onde se venera o título da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt se torna não só um lugar de honra mas sim uma joia preciosa para adornar e dar brilho a coroa.

A exemplo de nosso querido Servo de Deus, diácono João Pozzobon, as entregas para o brilho da coroa eram avaliadas e oferecidas a Mãe de Deus; assim cada ramo, cada peregrino, cada qual que se entrega a Aliança de Amor se preparou e ofereceu um singelo registro e, através de mais de 200 fotos e imagens, entregamos a Tí, ó Mãe e Rainha, a mais bela coroa, adornada com os corações que a Senhora conquistou através do Seu amor maternal, abrigados e transformados sob o teu manto, levam a sério o seu apostolado em cada ramo do Movimento Apostólico de Schoenstatt.

Recebe ó Mãe a coroa linda e brilhante e que este brilho da coroa possa levar a mais conquistas para o Teu coração materno, uma singela homenagem para a mais bela e excelsa Rainha!

1 Comment

  • by Ir. M. Nilza Posted 15 de abril de 2020 12:03

    Que notícia linda! Quanta confiança desperta no coração!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *