Este 20 de agosto de 2019, foi muito comemorado por Schoenstatt: o Centenário de Hoerde, que permitiu que o Movimento Mariano se espalhasse para o mundo; 72 anos da Liga das Mães no Brasil e 70 anos da Coroação da Mãe Três Vezes Admirável como Rainha da Filialidade Heroica, por nosso Pai e Fundador no Santuário Tabor em Santa Maria/RS.
Em meio a essa alegria, a Liga das Mães de Araraquara se reuniu no Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa para um delicioso café da tarde, em comemoração a esta data tão importante. Estavam presentes 19 mães da Liga, desde as pioneiras em Araraquara até as mais novas. Irmã Agnes, assessora regional do Ramo, nos recebeu com muita alegria e destacou as celebrações do dia, relatando desde a fundação da Liga das Mães no Brasil, pela Irmã Terezinha, com 13 mães.
Ela relembrou que no jubileu de 50 anos da Liga, em 1997, a última mãe ainda viva deste primeiro grupo, esteve presente e deu seu testemunho no Santuário de Atibaia. Sobre os 70 anos da coroação de Nossa Senhora como Rainha da Filialidade Heroica, Irmã Agnes relatou a entrega que nosso Pai e Fundador fez da sua vida e da Obra de Schoenstatt à Nossa Mãe, simbolizada pela coroa e pelo cetro que ele ofereceu no Santuário Tabor em Santa Maria/RS, em total confiança que a Mãe iria cuidar da Obra, naquele tempo de incertezas perante a incompreensão da Igreja.
Ela nos remete a Hoerde, onde o entusiasmo pela Aliança de Amor levou os jovens seminaristas a difundir na guerra seu empenho por Schoenstatt, o que motivou os outros jovens soldados a buscar a espiritualidade de Schoenstatt e da Aliança de Amor também para sua vida, formando uma organização externa ao Seminário que, em 20 de agosto de 1919 tornou-se o Movimento Apostólico de Schoenstatt. Irmã Agnes enfatiza que o Fundador de Schoenstatt nos chama à vida pela Aliança de Amor. Somos chamadas a ser Custódias Vivas para levar Cristo ao mundo. É importante que cada novo membro mantenha sempre a fidelidade a Schoenstatt.
Uma conversa produtiva se desenvolveu relembrando os primeiros passos da Liga das Mães em Araraquara, que foi iniciada por Dona Dijanira Guimarães da Fonseca e, como ajudaram a construir nosso Santuário. Nadir, que foi dirigente do grupo, relembra que sua Aliança de Amor foi selada em 22 de agosto de 1982. Já nossa atual dirigente Rosa, juntamente com Dona Luzia, comemoram 16 anos de Aliança de Amor neste 20 de agosto. Esta troca de experiências é de suma importância para fortalecer o vínculo e a fidelidade das gerações futuras.
Seguimos então para o Santuário onde realizamos a renovação da Aliança de Amor, através da oração da Consagração pela Liga das Mães. Em um minuto de silêncio, fizemos nossa consagração pessoal. Irmã Agnes nos convida a uma Ave-Maria pelas mães falecidas e cantamos a Consagração pelas mães que não puderam comparecer.
Pedimos a bênção pelas mãos sacerdotais de nosso Pai e Fundador, Padre José Kentenich.
Nos cum prole pia! Benedicat Virgo Maria!
Por Ana Lucia Chagas Azanha
Add Comment