“Instrumentos livres nas Mãos do Pai pela Santificação das Famílias”
Nos dias 06 e 07 de julho, à sombra do Santuário Morada da Alegria Vitoriosa, ocorreu o encontro de consagração do XXIII Curso da União de Famílias, foram 7 anos na caminhada de formação, e ao entardecer do dia 06, após a realização do retiro, na presença da Irmã M. Inácia e do casal formador Andreia e Alexandre Santolino, os casais Flávia e Fernando Gamito e Silvia e Oracy Schuindt se Consagraram à Mãe de Deus, rezando a oração do curso, assumiram o ideal: “Instrumentos livres nas Mãos do Pai pela Santificação das Famílias.”
Em seguida, na presença da direção da união, os filhos Miguel e Maria Amállia, Carolina e Isadora se consagraram a querida MTA.
A noite foi de desconcentração, os filhos prepararam com o apoio da JUFEM e XIV curso homenagens aos pais, e como o tempo foi aliado, após, sem estar no cronograma, houve uma conversa informal com toda a direção da união, preparada pela Providência Divina. MPHC!
Na manhã do domingo – dia 07, todos participaram da Santa Missa, celebrada pelo Pe. Giliard Felipe Nascimento, vigário da Paróquia de São Sebastião em Taquaritinga, concelebrada pelo Pe Marcelo Cervi, do Instituto Secular dos Sacerdotes Diocesanos de Schoenstatt – Reitor do Centro Internacional de Schoenstatt-Belmonte, em Roma; presentes também no altar o diácono Sérgio Clemente Ferreira Jr e o seminarista Sady Sell Neto; todos da Diocese de Jaboticabal/SP.
Na homilia, Pe Marcelo recordou a “máxima” – compromisso ascético que temos como membros participantes do Movimento Apostólico de Schoenstatt – *O Apostolado do Ser.* Disse-nos que nada adianta acumularmos inúmeras funções dentro da Igreja; devemos discernir, em nosso ideal pessoal, o que Deus nos pede e neste caminho servir a Igreja de Jesus Cristo e, no fim não nos alegrarmos pelo que fizermos, e sim… “ficai alegres porque vossos nomes estão escritos no céu”. (Lc 10, 20).
Após a Celebração Eucarística, em um momento reservado, no interior do Santuário, ocorreu o Rito de Consagração – pedido diante de Deus Trino, da MTA, do Pai Fundador e da Comunidade da União, com a presença das Irmãs de Maria e sacerdotes, a admissão do XXIII curso na União de Família. Este momento foi marcado por muita emoção e, ao final em agradecimento a MTA foi entoado, em latim, pelos sacerdotes presentes a canção gregoriana Salve Regina.
Durante todo o período que antecedeu o dia de consagração, foi oferecido em Capital de Graças a preparação de Coroação e Entrega do Cetro a Mãe de Deus. Assim, logo após o Rito de Consagração, em um momento muito alegre foi entregue os presentes aos Santuários Lares. A Isadora e Maria Amália entregaram nas mãos do casal Dirigente Territorial, Gines e Bernadete Ponce a coroa e o cetro e eles renovaram a coroação e colocaram o Cetro no Santuário Lar “Tabor da Alegria” santuário conquistado pela União de Famílias, presente na casa de Retiro – Jardim de Maria.
A Família Gamito, coroou e entregou o Cetro ao Santuário Lar “Maria Causa de Nossa Alegria”.
A Família Schuindt, renovou a coroação e entregou o Cetro ao Santuário Lar “Mãe Acolhedora”.
As famílias do XXIII curso da União de famílias coroaram a Peregrina do curso.
E, encerraram este encontro, em um festivo almoço de confraternização com a honra e o compromisso da presença, nestes dias, de toda a direção da união, que transferiram a 65ª reunião para este local.
Clique aqui para ver as fotos!
Oracy e Sílvia Schuindt
XXIII curso – região São Paulo
Add Comment