Instituição da Eucaristia e “Lava pés”
Com profundo espírito de oração e reparação, iniciamos o Tríduo Pascal, em nosso Santuário Morada da Alegria Vitoriosa. Tempo sagrado em que a Igreja celebra o maior mistério da nossa fé: a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Neste dia, fazemos memória da instituição da Santíssima Eucaristia e do Sacerdócio.
Na última Ceia, Jesus realiza em plenitude o que já fora prefigurado na Páscoa judaica, dando início à sua oferta sacrifical do Calvário. Ele se oferece em alimento e se entrega inteiramente pela salvação da humanidade.
No mandato do Mestre, Pe. Luiz Sleutjes, introduz a todos os presentes no mistério do amor redentor: “Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei”. Nele sejamos pessoas de profundo amor à Eucaristia e servidores fiéis, testemunhas de seu amor misericordioso para com todos.
LAVOU OS PÉS DOS DISCÍPULO, ESTE EXEMPLO NOS DEIXOU…
Jesus lavou os pés dos discípulos e pede que façamos o mesmo. Mais do que jogar água e enxugar os pés nesta Noite Santa, o Senhor espera de nós atitudes de serviço.
“Quanto mais servimos, mais sentimos a presença de Deus. Sobretudo quando servimos aqueles que nada têm para nos devolver, os pobres, abraçando as suas dificuldades e necessidades com terna compaixão: e assim descobrimos que somos, por nossa vez, amados e abraçados por Deus.” (Papa Francisco, 19 de setembro de 2021).
Jesus nos diz: ‘[…se eu, o Senhor e Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros.]” (Jo 13, 14), a exemplo do Cristo manso e humilde, Pe. Luiz lava os pés dos seus discípulos e alguns dos nossos ministros da Sagrada Comunhão também lavaram os pés das pessoas da assembleia, um momento emocionante para muitos.
PARTILHA DA PALAVRA
Após o lava pés, a partilha do significado dessa celebração com palavras chaves do Pe. Luiz:
Eu estou convosco … Basta abrir só um pouquinho da nossa vida que Deus entra e faz o resto. Deus conta com nossa pobreza de coração, para que possamos nos enriquecer Dele… Uma pergunta para cada um de nós?
Somos capazes de lavar o passado para viver livre? Somos capazes de lavar…? Não podemos andar para frente olhando para trás!
A INSTITUIÇÃO DA EUCARISTIA
Enquanto comiam, tomou Jesus o pão e, depois de pronunciar a bênção, partiu-o e deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, comei. Isto é o meu corpo. Tomou, em seguida, um cálice, deu graças e entregou-lhes dizendo:
Este é o meu sangue, sangue da aliança, que vai ser derramado por muitos para a remissão dos pecados … (Mt 26, 26-28; Jo 13, 12).
TRANSLADAÇÃO DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO
Agradecemos ao Senhor de todo o coração, neste dia da instituição da Sagrada Eucaristia, do Sacerdócio ministerial e do mandamento do amor, dons incomparáveis que o Senhor nos deu.
Queremos acompanhar Jesus que nesta noite sofre angústia e sua sangue por sentir que se aproxima a hora de sua Paixão, em que entregará sua vida ao Pai pela redenção da humanidade. Ele pede aos discípulos que vigiem com Ele e permaneçam em oração, mas os encontra dormindo.
Sejamos nós agora aqueles que fazem companhia a Jesus e o consola por tantas injúrias e tormentos que Ele sofre ainda hoje por parte de tantos inimigos seus e da Igreja. Hoje o Corpo Místico de Cristo é perseguido, ultrajado e desprezado por tantos que querem destruir a sua Igreja, que fazem profanações, que perseguem os cristãos, que expõem a fragilidade dos ministros ordenados e que desprezam os valores mais sagrados da nossa fé.
VIGIA E ORAI COM CRISTO.
Convidamos a todos a doarem um pouco do seu tempo, na presença de Jesus, para que muitas pessoas possam vivenciam um profundo encontro com Ele neste Tríduo Pascal e voltem à fé, iniciando um caminho de contínua conversão. Vigia e orai com Cristo.
Encerramos o momento de adoração feita pelos nossos ministros extraordinários da sagrada comunhão eucarística, meditando nas cinco chagas de Jesus.
Clique aqui e veja todas as fotos
Por: Irmã Gislaine Lourenço
Assessora do Santuário Morada da Alegria Vitoriosa