Em nome do Pai…
ORAÇÃO: SÃO JOSÉ
Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria! A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança; convosco, Cristo tornou-Se homem. Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. Amém. (Papa Francisco, Patris Corde)
MEDITAÇÃO
SERMOS IMAGENS VIVAS DE SÃO JOSÉ
Agora gostaria de acrescentar dois pensamentos que surgem, espontaneamente, da atmosfera em que estamos vivendo.
O primeiro pensamento está em querermos ser imagens vivas de São José e fazer de sua missão a nossa missão de vida. Se quiserem, poderiam examinar até que ponto seu ideal de curso e seu ideal pessoal estão incluídos nessas duas direções. De alguma forma, as palavras “José, levante-se!” devem moldar nosso ideal de curso e nosso ideal pessoal.
O segundo pensamento é que cada um de nós deveria ser como um pequeno José. Ao recorrermos a ele, nós o colocamos como o defensor de nossa pequena Família e protetor em nossas grandes necessidades.
São José tem que nos ajudar. Este também é um lindo pensamento. Vocês sabem bem que considero minha tarefa manter as ideias mais centrais. Eu quase nunca Falo de São José ou de outro santo. Não é que eu não esteja interessado neles, mas considero que é de grande importância para a educação insistir nas ideias centrais, O que não me impede de acreditar que outros possam compartilhar a missão de Maria. Por exemplo, se eu disser: “Mater, perfectam habebit curam” (A Mãe cuidará perfeitamente), referindo-me à ‘Mãe do pão’, imagino que ela então irá até São José e lhe dirá: “Eles precisam de pão”. No entanto, sempre defendo firmemente que Cristo e sua Mãe vão juntos. E assim na minha vida pessoal. Hoje, também gostaria de lhe dizer: “Faça um sinal com sua cabeça, mova-a para a esquerda ou para a direita, e nos mostre finalmente onde ficará a capelinha no futuro”. Ela responde: “Eu sei muito bem onde ela está”.
É por isso que eu gostaria que tudo o que recebemos dependesse inteiramente da Mãe de Deus; também aquelas coisas que são de ordem econômica. Então, Ela diria: “São José deve fazer-se o responsável para que recebamos o dinheiro que precisamos para poder existir”. Se fosse apenas uma questão de nós mesmos, poderíamos ter uma boa vida. Mas não é isso que queremos. Temos a tarefa de preparar um campo de ação para Deus e Nossa Senhora, e é por isso que precisamos de dinheiro. São José deveria esforçar-se ao máximo, hoje, e finalmente nos ajudar para que possamos chegar a um bom fim.
Se é verdade que São José tem para nós, também agora, a mesma tarefa que ele tinha para a Sagrada Família, então não há oposição com Maria quando ele age ou intervém. Esta é simplesmente a maneira como as coisas são habituais na Sagrada Família. Eu ficaria tão feliz se pudéssemos terminar este assunto amanhã e receber o lugar para nosso Santuário. Como seríamos felizes!
Se pudessem imaginar quanta força esta tarefa de José é capaz de despertar em vocês! “José, toma o Menino e sua Mãe!” Devo temer que, uma vez alcançado este objetivo de ter um Santuário, vocês se sintam cansados? Eu lhes pedi para tentarem ser imagens vivas de São José fazendo nossa a sua tarefa. Se eu lhes assegurei que ele assumiria a responsabilidade por nossa situação econômica, assim como fez com a Sagrada Família, não significa que vamos esquecer que tudo o que conseguimos em nossa Família pertence à Mãe de Deus. (Livro Abbá José, p. 93 e 94. Textos do Pe. José Kentenich)
LADAINHA DE SÃO JOSÉ
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
R. Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
R. Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo,
Deus Espírito Santo,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
Santa Maria, rogai por nós.
São José,
Ilustre filho de David,
Luz dos Patriarcas,
Esposo da Mãe de Deus,
Casto guarda da Virgem,
Sustentador do Filho de Deus,
Zeloso defensor de Jesus Cristo,
Chefe da Sagrada Família,
José justíssimo,
José castíssimo,
José prudentíssimo,
José fortíssimo,
José obedientíssimo,
José fidelíssimo,
Espelho de paciência,
Amante da pobreza,
Modelo dos operários,
Honra da vida de família,
Guarda das virgens,
Sustentáculo das famílias,
Alívio dos miseráveis,
Esperança dos doentes,
Patrono dos moribundos,
Terror dos demônios,
Protetor da Santa Igreja,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
R. perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
R. atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
R. tende piedade de nós.
V. Ele constituiu-o senhor da sua casa.
R. E fê-lo príncipe de todos os seus bens.
Oremos: Ó Deus, que por inefável providência Vos dignastes escolher a São José por esposo de vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, Vo-lo pedimos, que mereçamos ter por intercessor no Céu, aquele que veneramos na Terra como protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.
ORAÇÃO FINAL
Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos.
Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.
Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.
São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede, nós vos pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.
São José, rogai por nós que recorremos a vós.
Add Comment