Ao celebrarmos o Jubileu de 70 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt neste dia 10 de setembro de 2020, comemoramos algo especial que tornou-se grandioso por um gesto simples, a entrega de um instrumento à disposição da Mãe de Deus, que vivenciou de forma plena a missão que lhe foi confiada.
Este instrumento foi o Sr. João Luiz Pozzobon que, convidado para rezar o terço numa família neste mesmo dia em 1950, recebeu das mãos da Irmã M. Teresinha Gobbo a imagem da Mãe e Rainha, que acompanhava o grupo de oração, nascendo assim a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, presente hoje em mais de 100 países.
Naquele ano mariano, há exatos 70 anos, a Igreja iria proclamar o Dogma da Assunção de Maria ao Céu. Ao entregar a imagem ao Sr. João Pozzobon, a Irmã M. Teresinha Gobbo deu-lhe uma incumbência, lançando-lhe um grande desafio: “Esta imagem ficará ao seu cuidado. Não é preciso que reze o terço todas as noites. Apenas deverá cuidar que peregrine de casa em casa”.
Esse acontecimento que poderia ser classificado como insignificante, para o Sr. João Pozzobon tratou-se de uma escolha Divina. Em suas palavras referindo-se a esse fato afirmava: “Compreendi que se tratava de uma missão divina a mim confiada”.
O Sr. João Pozzobon, com grande ardor apostólico, andou de casa em casa, de escola em escola, de hospital em hospital, levando a Mãe Peregrina, rezando o terço e anunciando a todos o amor de Cristo. Essa certeza da atuação da Providência Divina fica evidenciada em sua entrega a Missão originalmente Mariana e nos remete a frase de São Vicente Pallotti, que
dirigindo-se à Mãe de Deus exclamou sua plena confiança: “Ela é a grande missionária! Ela realizará milagres”.
João Luiz Pozzobon: Um missionário patrono da Missão Mariana
Em 2012, a imagem que o Sr. João Pozzobon iniciou a Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt e o acompanhou ao longo de toda sua vida, esteve em Araraquara.
Por ocasião do Centenário da Aliança de Amor, a imagem que saiu de Santa Maria/RS em 18 de abril de 2012 e tinha em sua programação percorrer os Santuários Filiais do Brasil e do mundo, para então chegar ao Santuário Original na Alemanha em 18 de outubro de 2014, peregrinou no Tabor Morada da Alegria Vitoriosa.
No Santuário em Araraquara, a Imagem Peregrina Original que já era aguardada como muita expectativa, foi recebida com muita emoção em 29 de agosto de 2012, especialmente devido ao acidente ocorrido em Campinas na noite anterior a sua chegada. Por providência, apesar dos danos, Ela chegou com sua coroa intacta, incontestavelmente Rainha, verdadeiramente Vencedora, absolutamente Admirável.
Os frutos da missão
Na Morada da Alegria Vitoriosa, a Peregrina Original, dentre muitas celebrações e festividades, pôde acompanhar os passos dos Missionários da Missão Mariana que tem o Sr. João Pozzobon como patrono. A Missão Mariana que completou 10 anos em 2020, foi um presente da Família de Schoenstatt de Araraquara para a Mãe de Deus, por ocasião dos 60 Anos
do início da Campanha Mãe Peregrina.
A Missão Mariana passou por algumas configurações, diferentes objetivos e
abrangências, desde visitas de porta em porta, contemplando mais de 10.000 famílias visitadas (incluindo casas, comércio, etc.) entre 2010 à 2012 nas comunidades das Paróquias Sagrada Família e São João Batista em Araraquara, bem como realizando a missão em mais de uma dezena de cidades da Diocese de São Carlos entre 2013 à 2019.
Muito provavelmente a recordação mais especial, tenha sido esta visita especial em 2012 da Imagem Peregrina Original de João Pozzobon ao Santuário, que acompanhou bem de perto, dentre tantas atividades missionárias realizadas, a celebração do casamento comunitário
de 8 casais (frutos da missão), que se uniram em matrimônio na Paróquia São João Batista, vindo se confraternizar no Santuário junto à familiares, missionários e se consagrarem à Mãe Três Vezes Admirável, na presença da Imagem Peregrina Original.
Por: Edson Mikus
Pastoral do Santuário Morada da Alegria Vitorisa