6º dia – Novena a São José

6º dia – Novena a São José

Em nome do Pai…

ORAÇÃO: SÃO JOSÉ

Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria! A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança; convosco, Cristo tornou-Se homem. Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. Amém. (Papa Francisco, Patris Corde)

MEDITAÇÃO

JUNTO A SÃO JOSÉ E COMO ELE, TORNAR-SE UM REFLEXO DE DEUS

Um lago de montanha é profundo, claro e puro; nós também podemos ser assim. O lago é um espelho que reflete o céu e o sol. Deveríamos ser pequenos sóis. Olhem para uma criança, olhem para seus olhos! Eles não são como um lago de montanha? Aí nos separa de Deus apenas uma pequena distância. Devemos ser como crianças e assim poderemos ser uma “apparitio”, um reflexo de Deus; “altera Maria, alter Christus”, um reflexo de Jesus e Maria, assim como foi São José. Isto é o principal, esta é a nossa única missão, este é o fundamento de nossa vida. Todo o resto pode estremecer e colapsar. O mais importante é isso.

Hoje, há tanto sofrimento no mundo, tanta angústia. Deus quer nos libertar; Ele quer nos ver perto de Jesus e Maria. Aproximemo-nos de Maria, de Jesus, de Deus! Em nenhum outro lugar estamos tão seguros como com Maria, com Jesus, com o Deus Trino. Olhem para São José!

Esta proximidade nos foi dada e isso nos dá alegria. Nós giramos em torno do altar e seu mistério, do coração de Deus e do Santuário.

Todos os dias, enquanto celebramos o Sacrifício da Missa e recebemos o Alimento de Amor, nos unimos intimamente ao Corpo Místico de Jesus Cristo; e quando o Pai celestial nos olha do alto, alegra-se conosco, pois Ele vê seu Filho em nós. Nós nos unimos de uma forma misteriosa com o santo do dia. Nós somos um só corpo e muitos membros. E por isso que, hoje, todos somos atraídos por São José. Vamos associar a ele nossa reflexão do dia. (Livro Abbá José, p. 76 a 77. Textos do Pe. José Kentenich)

LADAINHA DE SÃO JOSÉ

Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
R. Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
R. Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo,
Deus Espírito Santo,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,

Santa Maria, rogai por nós.
São José,
Ilustre filho de David,
Luz dos Patriarcas,
Esposo da Mãe de Deus,
Casto guarda da Virgem,
Sustentador do Filho de Deus,
Zeloso defensor de Jesus Cristo,
Chefe da Sagrada Família,
José justíssimo,
José castíssimo,
José prudentíssimo,
José fortíssimo,
José obedientíssimo,
José fidelíssimo,
Espelho de paciência,
Amante da pobreza,
Modelo dos operários,
Honra da vida de família,
Guarda das virgens,
Sustentáculo das famílias,
Alívio dos miseráveis,
Esperança dos doentes,
Patrono dos moribundos,
Terror dos demônios,
Protetor da Santa Igreja,

Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
R. perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
R. atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
R. tende piedade de nós.
V. Ele constituiu-o senhor da sua casa.
R. E fê-lo príncipe de todos os seus bens.
Oremos: Ó Deus, que por inefável providência Vos dignastes escolher a São José por esposo de vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, Vo-lo pedimos, que mereçamos ter por intercessor no Céu, aquele que veneramos na Terra como protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.

ORAÇÃO FINAL

Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos.

Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.

Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.

São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede, nós vos pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.

São José, rogai por nós que recorremos a vós.