Uma grande festa de aniversário
O Santuário da Mãe e Rainha de Schoenstatt, em Araraquara/SP, está em festa! As comemorações acontecem em 19 de setembro, para celebrar os 60 anos da Campanha da Mãe Peregrina de Schoenstatt, e os 9 anos do Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa.
Uma festa de muitos dias
As graças que a Mãe de Schoenstatt presenteia neste lugar são tantas e tão abundantes que um dia só é pouco para agradecer. Então, as festividades já começam em 15 de setembro, dia do aniversário do Santuário, com uma missa presidida pelo Padre Marcelo Cervi, Sacerdote Diocesano de Schoenstatt, Jaboticabal/SP. Pe. Mário Reis, Bonfim Paulista, Pe. Emerson de Cândido Rodrigues, também da Diocese de Jaboticabal, Pe. José Fernando Bonini, Padres de Schoenstatt, de Olinda/PE, e Pe. Toninho (Antônio Ap. de Marco Filho), de Araraquara também marcam presença nas festividades, presidindo as missas do tríduo: 16, 17 e 18, em preparação para a grande festa, domingo 19. Irmã M. Diná, também vem de Atibaia/SP, especialmente para prestigiar a festa.
Quem conhece o Santuário, em Araraquara, sabe como o espaço ainda é pequeno para acolher muitas pessoas, então, uma enorme tenda é montada, no terreno em frente, para receber os mais de 1.500 peregrinos que chegam das cidades de nossa diocese de São Carlos. Eles chegam domingo pela manhã, trazendo suas imagens peregrinas.
É uma festa especial na casa da Mãe!
Jesus Sacramentado abre o dia. Após a benção do Santíssimo Sacramento, na frente do Santuário, todos se dirigem para a tenda, na qual há uma vivência com o tema “Fazei tudo que Ele vos disser”, baseada na passagem bíblica das Bodas de Caná. Os presentes ganham pequenas talhas de barro e podem “vivenciar” o milagre da transformação da água em vinho, sob o olhar e a intercessão de “Maria”, e ainda, o pão da partilha, que o “Senhor” realiza durante a Festa.
Para finalizar a manhã, os missionários e coordenadores da Mãe Peregrina renovam a oração de compromisso, assumem mais uma vez a missão de levar as graças do Santuários para as famílias que Deus lhes confia.
Então, vem a pausa para o almoço. Todos podem trocar experiências e se encontrar enquanto saboreiam deliciosos pastéis, cachorro-quente, churrasco e fogazzas…
Um presente especial: o novo capelão
A Santa Missa, às 14h30min, é presidida pelo Pe. Samir Silva Souza, Paróquia Sagrada Família, Araraquara/SP, que a partir desta data toma posse como capelão do Santuário. Pe. Luis Antonio Borim, que até agora exerceu essa tarefa, precisou ser transferido devido a cuidados pela saúde. A ele, nosso agradecimento.
Como sinal de boas vindas, Pe. Samir recebe uma pequena imagem da Mãe e Rainha, lembrança desta data especial. Mas, o Santuário ganha ainda mais presentes: três novos ministros extraordinários da eucaristia, da Liga das Famílias, que recebem a investidura durante a celebração.
A santa missa começa com a entrada solene da Mãe Peregrina Auxiliar Diocesana, nos ombros do dirigente da Liga das Famílias, caracterizado de João Luiz Pozzobom. A sua frente, as Apóstolas Luzentes de Maria entram com o terço na mão, fazendo ala solene para a Rainha da festa, nossa querida Mãe.
No ofertório são entregues sessenta rosas e uma vela comemorativa, em homenagem aos sessenta anos da Campanha. Após a comunhão todos seguem em romaria, até a frente do Santuário. “João Pozzobom” carrega a Mãe Peregrina Auxiliar, assim como fazia o iniciador da Campanha… As Apóstolas Luzentes de Maria o acompanham, juntamente com o capelão Pe. Samir, diante dos peregrinos.
Um marco jubilar em cada imagem
A casa da Mãe vai lotando, quase não cabe mais… Mas, sempre se dá um jeito e todos conseguem entrar. A Jufem apresenta uma coreografia, antecipando a surpresa para os missionários da Mãe e Rainha.
Então, não só o Santuário é presenteado, mas os missionários da Campanha da Mãe Peregrina também recebem um marco comemorativo, pelos 60 anos da Campanha. Eles colocam uma placa metálica, na Imagem Peregrina.
Para encerrar o dia, o que não pode faltar numa grande festa de aniversário: muitos fogos de artifício e um enorme bolo.
A festa não termina, mas ela abre outra festa
Nesta festa, que abre o jubileu de 10 anos do Santuário da Mãe e Rainha, é presenteado, para todos os presentes, um tijolinho para ser conquistado espiritualmente. Com esses tijolinhos, que voltarão enriquecidos de orações e sacrifícios, será construído o marco comemorativo para o próximo aniversário. Portanto, a festa não termina, ela emenda na festa do próximo ano e as graças de aniversário jubilar já começam a jorrar.
Nossos visitantes são a alegria da celebração! Agradecemos a todos pela importante participação! Tenham um ano todo de festa e de graças do santuário!
Clique aqui para ver as fotos das comemoraões
A homilia do Padre Mário de Bonfim Paulista foi parte das celebrações, confira parte dela:
Por Iris Marcomini – Liga das famílias
Add Comment