Papa Francisco concede Indulgência Plenária às pessoas que visitam o Santuário de Schoenstatt
No ano de 2014 o Movimento Apostólico de Schoenstatt celebra 100 anos de fundação, em 18 de outubro. Como presente a essa data tão especial o Papa Francisco concedeu a graça da indulgência plenária das penas dos pecados a todos que visitarem os santuários de Schoenstatt espalhados pelo mundo, caso do santuário de Araraquara. A indulgência, que é o perdão total das penas dos pecados, só pode ser concedida pelo papa, que determinou o período de 18 de outubro de 2013 a 26 de outubro de 2014 como tempo de pedir a total absolvição dos pecados.
A indulgência plenária é dada apenas em ocasiões especiais e a certos lugares no mundo que o papa determina. Um caso recente foi o da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, em julho do ano passado, onde os peregrinos desfrutaram dessa graça. Também receberão indulgência as pessoas que participarem das celebrações do centenário da Obra de Schoenstatt em Roma, no mês de outubro.
O que é indulgência plenária?
Com o pecado o coração de homem fica menos aberto à graça de Deus, é como se surgissem feridas nele. Quando uma pessoa se confessa com Deus, através de um padre, esse coração passa por um processo de purificação e os pecados são perdoados, assim, seria como se as feridas se curassem, contudo ainda ficariam as cicatrizes, marcas deixadas por todos os atos que desagradaram a Deus. Já através da indulgência plenária os pecados também são apagados, assim como os resquícios do pecado, tudo por completo; o coração se torna inteiramente novo, sem marcas.
Para a Igreja Católica, todos os pecados cometidos tem a chamada “pena temporal”, ou seja, mesmo confessados ainda possuem uma pena que deve ser purificada. Esta purificação poderá acontecer durante a vida, com sofrimentos e provações ou após a morte, no estado chamado purgatório. A indulgência plenária redime, perante Deus, a “pena temporal”, assim o fiel é liberado desta purificação.
Como recebê-la no Santuário de Schoenstatt?
Para que seja concedido esse sacramento é necessário renunciar a todo pecado, também aos pecados leves. É preciso rezar nas intenções do Santo Padre, o Papa Francisco (no mínimo um “Pai Nosso” e uma “Ave Maria”, se possível adicionar o “Creio”, e “Glória ao Pai” à oração); confissão sacramental com um padre e comunhão eucarística na missa também fazem parte das tarefas de quem quer receber a indulgência. Para os Santuários no mundo inteiro vale como determinação que cada dia do Ano Jubilar é um dia de festa. Por isso, em cada dia deste período determinado, se pode receber a indulgência plenária após fazer um momento de oração e meditação, invocando o título “Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt – Rogai por nós”, no santuário de Schoenstatt.
Endereço do santuário em Araraquara
Santuário Tabor Morada da Alegria Vitoriosa
Fone: (16) 3335-3899. site: www.schoenstattararaquara.com.br
Inaugurado em 15/09/2011
Add Comment