Surge um novo caminho no Jubileu!
A família de Schoenstatt do Santuário Morada da Alegria Vitoriosa se reuniu no dia 15 de setembro de 2021 para celebrar e demonstrar sua imensa gratidão pela presença da Mãe e Rainha há 20 anos na cidade de Araraquara. Aliás, o dia 15 setembro tem um significado especial para Família de Schoenstatt internacional devido a celebração da volta do Pai e Fundador Padre José Kentenich ao lar eterno, ocorrido em 15 de setembro de 1968.
Este dia de graças e bênçãos contempla um sabor ainda mais especial para Família do Tabor situado na Morada do Sol afinal, em 15 de setembro de 2001, a Mãe de Deus desceu do céu, vindo fazer sua Morada, onde o sol não conhece ocaso, a terra da Alegria e em cada coração, permitindo que seus filhos pudessem contemplar a vitoriosidade de Cristo, triunfando o amor redentor, a luz venceu as trevas: Cristo ressuscitou!
Prado do sol no brilho do Tabor
A celebração solene em 15 de setembro de 2021 ocorre nos jardins do Santuário, dia de Nossa Senhora das Dores e 53° ano da volta do Padre José Kentenich ao Lar eterno. Na acolhida, as palavras proféticas de nosso Pai e Fundador ecoam em nossa Família de Schoenstatt e contempla ainda nossa Mãe Santíssima, a Senhora das Dores e seu amor maternal, sempre presente na vida daqueles que sofrem, consolo inefável, recordando no alto da Cruz, Maria em pé sem esmorecer, na fidelidade e no amor, tudo ofereceu para a salvação da humanidade.
Após a entrada das bandeiras e da procissão de entrada da Santa Missa, nossa Mãe e Rainha é recebida como Rainha da Alegria Vitoriosa, aquela que esteve ao longo desses 20 anos conosco em todas as situações, nos educando, nos orientando, nos conduzindo e nos amparando com seu amor incondicional, permitindo chegarmos ao dia jubilar, de grande alegria para todos.
O Presidente da Celebração Padre José Marcelo Araujo, reflete o evangelho de São João onde, junto a cruz, Jesus nos entregou a Maria, por meio de seu discípulo amado: “Eis aí Teu filho ”e depois, nos deu Maria como Mãe: “Eis aí Tua Mãe ”.
Em sua homilia, descreve as duas dinâmicas como aparentemente tão antagônicas mas acentua:
“Para nós cristãos, se unem perfeitamente e nos dá exatamente a tônica da fé cristã. O aparente antagonismo na festa ou na memória de Nossa Senhora das Dores, a Mãe da dor, do sofrimento e a alegria dos 20 anos de fundação de nosso Santuário, diz que para nós que a realidade da cruz está intimamente ligada a realidade da salvação, intimamente ligada a uma vida nova, da passagem, que é a Páscoa, por isso não há para nós dicotomia diante destas duas realidades celebrativas, pelo contrário, há uma união, uma grande unidade de uma igreja que tem uma fé amadurecida no Cristo, o Cristo sofredor é o senhor ressuscitado, libertador. Essa é a fé que nós trazemos em nossos corações e, assim celebramos esta noite. Celebramos o amor de Deus, que deixou-se consumir do alto da cruz, a grande alegria de vencermos a morte”. Ele reforça que “ninguém e nada neste mundo é capaz de vencer a morte, somente nós cristãos, pela graça do Cristo, vivo, crucificado, ressuscitado, é que temos esta percepção de que a morte é para nós apenas uma passagem, por isso nós vencemos, até mesmo na morte”. Desta forma conclui: “faz completo sentido celebrarmos esta data, realmente um dia de muita gratidão e confiança por termos nossa Mãe e Rainha, que nos foi dada no alto da cruz, tão perto de nós, em nossa morada”.
JUBILEU DE PORCELANA – SURGE UM NOVO CAMINHO: O CAMINHO DO AMOR
Ao final da celebração, uma vivência prepara O Caminho do Amor.
O amor enfeita o caminho de nossa vida, para fazer-nos cada dia trilhar um novo caminho e, na história dos 20 anos do Santuário também como Família de Schoenstatt ajudamos a abrir muitos caminhos com lutas e desafios, vitórias e conquistas. O amor a Mãe de Deus, a missão de Schoenstatt sempre foram a grande motivação ao longo desta história.
E no Jubileu de 20 anos de nosso Tabor da Morada da Alegria Vitoriosa eis que surgiu um caminho novo: “O caminho da Via Sacra, um caminho do amor, do amor de Cristo por cada um de nós!”
Um caminho que foi aberto com muito esforço, ousadia, coragem e principalmente, com muito amor, confiança, alegria e vitoriosidade, ou seja, Capital de Graças. Muitas mãos o ajudaram a construir e assim, a paisagem nos jardins de Maria mudou.
O caminho trouxe um significado novo, a gratidão pela presença da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt na terra do Sol: Araraquara, onde Ela, vitoriosa e incomparável, reina e triunfa!
A família de Schoenstatt se reúne para ofertar o presente, o novo caminho, o caminho da Via-sacra!
O caminho de Cristo tornou-se o nosso caminho, a cruz de Cristo tornou-se a nossa cruz, que diariamente propusemos a carregar com alegria, confiança e fé e, com a Mãe de Deus no Santuário aprendemos a amar a Cruz de Jesus e dar um novo significado em nossa vida.
A coroinha e catequizanda do Santuário, acende uma tocha no círio Pascal e os membros de cada comunidade a seguem para o caminho da Via-sacra, posicionando em suas estações, que são acendidas e individualmente abençoadas pelo Padre José Marcelo.
Diocese de Barretos, eis a luz de Cristo: O nosso Caminho de fé na missão!
Liga Feminina, eis a luz de Cristo: O nosso Caminho de Tabernáculo Vivo!
Diocese de Jaboticabal, eis a luz de Cristo: O nosso Caminho do amor!
Irmãs De Maria e Funcionários do Santuário, eis a luz de Cristo: O nosso caminho de esperança!
União Feminina, eis a luz de Cristo: O nosso caminho de gratidão!
Pastoral do Santuário e Catequese, eis a luz de Cristo: O nosso Caminho de generosidade!
Diocese de Ribeirão Preto, eis a luz de Cristo: O nosso Caminho de confiança!
Paróquia São João Batista, eis a luz de Cristo: O nosso Caminho de alegria!
Jufem e Apóstolas Luzentes de Maria; Jumas e Pioneiros, eis a luz de Cristo: O nosso Caminho de coragem, Lírio do Pai Tabor para o mundo; O Fogo de Cristo Tabor!
Liga das Mães, eis a luz de Cristo: O nosso Caminho de ousadia, Custódia Viva!
Diocese de Franca, eis a luz de Cristo: O nosso Caminho da verdade!
União de Famílias, eis a luz de Cristo: O nosso Caminho da misericórdia!
Campanha da Mãe Peregrina da Diocese de São Carlos, eis a luz de Cristo: O nosso Caminho de liberdade!
Liga de Famílias, eis a luz de Cristo: O nosso Caminho de vitoriosidade, Santuário vivo de Schoenstatt, um novo Nazaré, Tabor para o mundo!
Romeiros do Santuário, eis a luz de Cristo: O nosso Caminho do Magnificat!
Família de Schoenstatt eis a luz de Cristo: o nosso caminho de Salvação!
Ao acender as luzes das estações da Via-Sacra e tocar o sino do Santuário, todos são convidados a percorrer o caminho da Via-Crucis, o caminho de luz, esperança, fé, confiança e vitoriosidade!
Assim ensina nosso Pai e Fundador:
“Como sinal da Redenção, levarei aos povos a cruz e a imagem de Maria, para que jamais seja separado o que o plano de amor do Pai concebeu como unidade.” (RC330)
Na Cápsula do Tempo, construída no caminho da Via-Sacra, são colocados os textos, orações, fotos, desejos para o futuro, devendo ser aberta apenas no aniversário de 50 anos, no Jubileu de Ouro do Santuário.
E, para encerrar este momento tão sublime, nossa Assessora Irmã M. Gislaine, a sombra do Santuário, acende as velas do bolo e, a família canta os parabéns e se consagra a Mãe de Deus, com muita gratidão, por fazer parte e ajudar a construir esta história: Nada sem Vós, Nada sem nós!
Por: Edson Mikus
Pastoral do Santuário Morada da Alegria Vitoriosa
Clique aqui para ver as fotos!
Assista abaixo a Celebração Jubilar