Em nome do Pai…
ORAÇÃO: SÃO JOSÉ
Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria! A vós, Deus confiou o seu Filho; em vós, Maria depositou a sua confiança; convosco, Cristo tornou-Se homem. Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem, e defendei-nos de todo o mal. Amém. (Papa Francisco, Patris Corde)
MEDITAÇÃO
COMO MARIA, AMAR SÃO JOSÉ
Nossa percepção é correta, se dizemos que Ela não quis ocupar o lugar central na pequena Sagrada Família? Ela se entregou a São José. No lugar central estava o Senhor. Ela serviu ao Senhor, exatamente de acordo com os desejos do Pai Celestial e os de São José. Logo, Ela foi obediente como o Senhor no cumprimento da vontade do Pai. Pois o Pai, em muitas ocasiões, manifestou sua vontade à Sagrada Família. E a Mãe, de mãos dadas com São José, serviu ao Salvador de acordo com Seus desejos.
Podemos dizer, a propósito, que tendo um profundo amor a Maria, devemos servir ao Senhor de tal maneira como o Pai celestial deseja. E assim, servir também à Sua imagem mais perfeita em São José. Conhecendo mais de perto o significado e a relação interior em sua totalidade, deveríamos esforçar-nos para crescer, não apenas em um amor profundo em geral, mas, intensamente em um amor profundo por Maria. Se a Mãe de Deus amou tanto a São José, então não podemos ficar indiferentes a ele. Ressoa em nossos ouvidos a pequena desaprovação que Maria fez ao seu filho: “Filho, por que fizeste isto conosco?” (Lc 2,48). Nós também escutamos de Maria esta advertência quando não damos o lugar devido a São José em nossa Família. A Mãe de Deus também nos chama: “Filho, por que fizeste isto conosco? São José e eu buscamos seu amor ansiosamente”.
Também São José merece nossa resposta de amor. A Mãe de Deus tem uma grande alegria quando pode confiar diretamente a ele todas as necessidades financeiras de nossa Família. Até agora, ele tem nos ajudado generosamente. Por gratidão, devemos, portanto, amá-lo de coração.
Sentimos em nossos corações uma certa ressonância e um certo equilíbrio em nosso amor. O coração pode trabalhar integralmente em todas as direções e sentir-se, ao mesmo tempo, mais em casa, no colo da Santíssima Trindade. E o que podemos fazer? Primeiramente deveríamos apreciar mais suas imagens e estátuas. “Jesus, Maria e José: meu coração e minha alma lhes darei!”. Deveríamos introduzir, cada vez mais, São José no círculo de amor de nossa Família. (Livro Abbá José, p. 41 a 42. Textos do Pe. José Kentenich)
LADAINHA DE SÃO JOSÉ
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
R. Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, ouvi-nos.
R. Jesus Cristo, atendei-nos.
Deus, Pai dos Céus, tende piedade de nós.
Deus Filho, Redentor do mundo,
Deus Espírito Santo,
Santíssima Trindade, que sois um só Deus,
Santa Maria, rogai por nós.
São José,
Ilustre filho de David,
Luz dos Patriarcas,
Esposo da Mãe de Deus,
Casto guarda da Virgem,
Sustentador do Filho de Deus,
Zeloso defensor de Jesus Cristo,
Chefe da Sagrada Família,
José justíssimo,
José castíssimo,
José prudentíssimo,
José fortíssimo,
José obedientíssimo,
José fidelíssimo,
Espelho de paciência,
Amante da pobreza,
Modelo dos operários,
Honra da vida de família,
Guarda das virgens,
Sustentáculo das famílias,
Alívio dos miseráveis,
Esperança dos doentes,
Patrono dos moribundos,
Terror dos demônios,
Protetor da Santa Igreja,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
R. perdoai-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
R. atendei-nos, Senhor.
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
R. tende piedade de nós.
V. Ele constituiu-o senhor da sua casa.
R. E fê-lo príncipe de todos os seus bens.
Oremos: Ó Deus, que por inefável providência Vos dignastes escolher a São José por esposo de vossa Mãe Santíssima; concedei-nos, Vo-lo pedimos, que mereçamos ter por intercessor no Céu, aquele que veneramos na Terra como protetor. Vós que viveis e reinais por todos os séculos dos séculos. Amém.
ORAÇÃO FINAL
Ó glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possível as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos.
Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.
Ó Pai muito amado, em vós depositamos toda a nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto a Jesus e Maria, mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.
São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais santa família que jamais houve, sede, nós vos pedimos, o pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria.
São José, rogai por nós que recorremos a vós.
Add Comment