Transformados pela Alegria de Maria
Na noite do dia 12 de setembro de 2024, reunimo-nos como Família de Schoenstatt em torno de nossa Rainha da Aliança de Amor para render gratidão a Deus pelas maravilhas operadas em nosso Tabor Morada da Alegria Vitoriosa nestes 23 anos de história abençoada.
Iniciamos o tríduo em preparação à Festa do Santuário com a Adoração ao Santíssimo preparada pela nossa Juventude e conduzida pelo nosso capelão, padre José Marcelo.
Paralelo a este momento de Adoração, a juventude desenvolveu o tema “Transformados pela Alegria de Maria.”
Assim, as portas do Tabernáculo foram abertas, para que Jesus iluminasse, com sua força divina e sua graça redentora, a nossa oração pessoal e nossa contemplação:
Certa vez, Deus meditava muito pensativo no seu trono. Ao vê-lo, os anjos perguntavam-se qual seria o motivo da sua profunda meditação.
O mais pequeno de entre eles aproximou-se então e perguntou-lhe: “Pai, em que pensas? E outro disse-lhe:
“Parece que estás a fazer grandes planos, esses planos cheios de amor e sabedoria que só Tu sabes fazer”. “Sim – respondeu Ele -, estou a pensar numa menina, numa menina que será muito formosa; a mais bela que eu quisera criar… Quero fazer transbordar nela todo o meu amor, todo o meu poder criador. Oferecer-lhe-ei a minha ternura, vou cumulá-la da minha graça, de beleza, de pureza, de formosura, de tudo. Tanto, que vocês nem sequer podem imaginar… Há-de ser a minha filha mais querida, a minha predileta, a minha obra mais formosa, pois quando crescer, será a mãe que oferecerei ao Meu Filho quando Ele se fizer homem. Mas agora estou a pensar que nome dar a essa menina. Deve ser um nome que expresse tudo o que ela há-de ser . Qual será o nome com o qual todos os homens a louvarão um dia? Não queres ajudar-me a encontrá-lo?
Por uns instantes os anjos ficaram pensativos. De repente, um disse:
“Já sei, Pai! Eu gostaria que se chamasse MÃE! Se Ela é que há-de ser a Mãe do Teu Filho, se o seu coração há-de ser o lar de todos os homens na terra, se vai ter um coração cheio de bondade e compreensão, chama-a MÃE! Não é essa, por acaso, a palavra mais querida dos homens? Que
lindo quando o Verbo puder dizer: “Ela é minha mãe, o tesouro que o Pai me ofereceu na terra!”
Pai, – disse outro anjinho – gosto muito dessa proposta, mas há outra palavra com a qual gosto de chamar-Te a Ti e com a qual também quereria nomeá-la a ela; é a palavra AMOR. Porque essa palavra fala-me da relação profunda que todo o ser em estado de graça tem contigo. Essa menina deve ser para os homens uma prova do Teu grande amor para com eles. Aliás, ela será a pessoa que mais Te amará. Chama-a amor, Pai!”
De repente, no Céu fez-se um profundo silêncio e um anjo saltou lá do fundo: “Pai! Essa menina deve chamar-se Rainha, porque vai ser a Mãe do Rei do Céu e da terra. Além disso, será a coroa de toda a criação. Sim, Pai, chama-a Rainha!”.
“E tu, que pensas?” perguntou Deus a um anjinho que permanecia muito calado.
“Eu…Eu penso que, se há-de ser a menina mais pura e formosa, se deveria chamar IMACULADA”.
Outro anjo irrompeu ante o trono de Deus e muito contente disse:
“Pai, já tenho o nome para a menina: ALEGRIA é como se deve chamar! Acaso não vai ser a alegria de toda a criação?”.
Então Deus disse-lhes:
“Muito obrigado! Vocês ajudaram-me muito. Agora já sei como se chamará a minha filha tão querida. Chamar-se-á Mãe, Amor, Rainha, Imaculada, Alegria!
Os anjinhos não compreendiam nada. Então Deus disse-lhes:
“Juntem as iniciais de cada uma dessas palavras Que palavra se forma? MARIA! Sim, assim se chamará! Tudo o que há de grande, bom e belo que lhe hei-de oferecer se resume nesse nome: Maria…”
Nesta noite também aconteceu um momento de consagração pré-JUFEM, de algumas de nossas jovens, seguido da benção solene com o Santíssimo Sacramento.
Clique aqui para ver todas as fotos.
Por: Íris Marcomini
Pascom: Santuário Morada da Alegria Vitoriosa